A linguagem musical da lambada

A Lambada é um estilo musical e uma dança que teve origem no norte do Brasil, na região amazônica, na década de 1980. A linguagem musical da lambada é caracterizada por um ritmo animado e contagiante, que mistura elementos de música caribenha e latino-americana, como merengue, salsa, cumbia e carimbó.

A Lambada é tipicamente executada em compasso binário, com uma batida forte no primeiro tempo e uma batida mais fraca no segundo tempo. A música é geralmente tocada em um tempo acelerado, com uma batida de 120 a 140 batimentos por minuto.

Os instrumentos musicais usados na lambada incluem guitarra, teclado, saxofone, trompete, baixo e bateria. A música geralmente começa com uma introdução instrumental, seguida por uma seção cantada com um refrão cativante e letras que falam sobre amor, romance e paixão.

A dança da lambada é conhecida por seus movimentos sensuais e sincronizados, que são executados em pares. Os dançarinos geralmente mantêm contato visual próximo e movimentam seus quadris em sincronia com a música.

Embora tenha sido popular na década de 1980, a lambada ainda é apreciada por muitas pessoas em todo o mundo e continua a influenciar a música e a dança contemporâneas.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE LAMBADA?

A lambada é um gênero musical originário do Brasil, e teve seu auge nos anos 80 e 90. Alguns dos compositores mais conhecidos de lambada incluem:

Beto Barbosa: Ele é considerado um dos precursores da lambada, e teve grande sucesso com músicas como “Adocica” e “Preta”.

Chico Oliveira: Compositor e cantor, Chico Oliveira é autor de sucessos como “Lambada da Alegria” e “Morena”.

Márcia Ferreira: Cantora e compositora, Márcia Ferreira é autora de músicas como “Você ganhou de mim” e “O ritmo da chuva”.

J. G. de Araújo Jorge: Autor de “Lambada do Amor”, uma das músicas mais populares do gênero.

Kaoma: Grupo francês de lambada, conhecido por músicas como “Chorando se foi” e “Dançando Lambada”.

Banda Calypso: Grupo brasileiro que mistura lambada com outros ritmos, e que teve grande sucesso com músicas como “Chamo por você” e “Dançando Calypso”.

Luís Caldas: Cantor e compositor baiano, é conhecido por suas músicas dançantes, como “Tieta” e “Haja amor”.

Esses são apenas alguns dos compositores mais conhecidos de lambada. O gênero também contou com a contribuição de muitos outros artistas e compositores ao longo de sua história.

QUAIS AS MÚSICAS DE LAMBADA MAIS CONHECIDAS NO BRASIL E NO MUNDO?

A lambada foi um estilo musical e de dança muito popular na década de 80 e início dos anos 90, tanto no Brasil quanto no mundo. Algumas das músicas mais conhecidas de lambada são:

Chorando Se Foi” – Kaoma: Essa é provavelmente a música mais famosa de lambada de todos os tempos. Foi lançada em 1989 pelo grupo Kaoma e se tornou um sucesso mundial.

Dançando Lambada” – Beto Barbosa: Lançada em 1989, essa música é uma das mais populares de Beto Barbosa e se tornou um grande hit na época.

Adocica” – Beto Barbosa: Essa é outra música famosa de Beto Barbosa, que mistura lambada com outros ritmos brasileiros. Foi lançada em 1988 e é uma das mais conhecidas até hoje.

Lambada” – Grupo Máquina: Essa música foi lançada em 1989 pelo Grupo Máquina e também se tornou um sucesso em todo o mundo.

Lambada de Serpente” – Olodum: Essa música mistura lambada com o som do Olodum, um grupo de percussão de Salvador. Foi lançada em 1989 e também se tornou muito popular.

Lambada do Rei” – Netinho: Lançada em 1994, essa música de Netinho é uma das mais populares do cantor e mistura lambada com outros ritmos.

Tic Tic Tac” – Carrapicho: Essa música de 1996 do grupo Carrapicho foi um grande sucesso internacional e mistura lambada com outros ritmos brasileiros e latinos.

Lambada Tropical” – Ivete Sangalo: Essa música foi lançada em 1995 pela cantora Ivete Sangalo e mistura lambada com outros ritmos brasileiros. É uma das músicas mais conhecidas da cantora.

Estas são apenas algumas das músicas mais famosas de lambada no Brasil e no mundo. Existem muitas outras que também foram sucesso na época.

REPERTÓRIO MUSICAL PARA INICIANTES INCLUINDO MÚSICAS DE LAMBADA.

Para quem está iniciando os estudos no violão, na guitarra ou em qualquer outro instrumento musical, o ritmo de lambada é de suma importância para o desenvolvimento técnico, principalmente para quem é violonista e guitarrista trabalhar a técnica da mão direita.

Conhecer vários estilos musicais é de suma importância para o crescimento instrumental e musical do estudante que está iniciando os estudos em qualquer instrumento, seja ele melado ou harmônico.

Informação: todo o conteúdo deste artigo está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição