A linguagem do xaxado

O xaxado é um gênero musical e uma dança popular brasileira que tem sua origem no nordeste do país, mais precisamente na região do sertão, e é associado ao cangaço, movimento social e político que ocorreu na década de 1920. A linguagem musical do xaxado é caracterizada por uma combinação de ritmos e instrumentos típicos da música nordestina, com destaque para a zabumba, o triângulo e a sanfona.

A zabumba é um tambor de origem africana, que tem dois tambores em um único corpo. A parte aguda é tocada com a mão direita, enquanto a parte grave é tocada com uma baqueta, produzindo uma batida forte e marcante. O triângulo é um instrumento de percussão formado por uma barra de metal em formato triangular, que é tocado com uma baqueta. Já a sanfona é um tipo de acordeão que é bastante popular na música nordestina.

O xaxado geralmente tem um andamento rápido, com uma batida forte e sincopada, que é marcada pela zabumba. O triângulo é usado para marcar o tempo, criando um contraponto rítmico com a zabumba, enquanto a sanfona é usada para preencher os espaços entre as batidas. A letra das músicas de xaxado geralmente fala sobre temas relacionados à vida no sertão, à luta pela sobrevivência e à história do cangaço.

Na dança do xaxado, os passos são fortes e vigorosos, com movimentos que imitam a luta dos cangaceiros. Os dançarinos geralmente usam roupas típicas da região, como chapéus de couro, gibões, lenços e sandálias de couro.

Em resumo, a linguagem musical do xaxado é caracterizada por uma combinação de ritmos e instrumentos típicos da música nordestina, com um andamento rápido e uma batida forte e marcante, que é acompanhada por letras que falam sobre a vida no sertão e a história do cangaço. A dança do xaxado é vigorosa e imita a luta dos cangaceiros, com movimentos fortes e vigorosos.

QUAIS OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE XAXADO?

O xaxado é um estilo musical tradicional do nordeste brasileiro, popularizado principalmente na região do sertão. Embora seja uma forma musical popular, o xaxado é geralmente associado a um estilo de dança com movimentos característicos, que foram criados pelos cangaceiros, grupos armados que atuaram na região nordeste no início do século XX.

Os compositores de xaxado mais conhecidos são geralmente artistas que contribuíram para popularizar o estilo e consolidá-lo como uma forma musical tradicional do nordeste brasileiro. Alguns dos compositores mais famosos de xaxado incluem:

Luiz Gonzaga – também conhecido como o “Rei do Baião”, Gonzaga é um dos músicos mais importantes da história do nordeste brasileiro, sendo um dos responsáveis por popularizar o xaxado em todo o país.

Zé Dantas – compositor pernambucano que escreveu diversas músicas em parceria com Luiz Gonzaga, incluindo alguns dos maiores sucessos do xaxado, como “O Xote das Meninas” e “Vem Morena”.

Jackson do Pandeiro – cantor e percussionista paraibano, considerado um dos maiores intérpretes do xaxado e de outros ritmos nordestinos.

João do Vale – compositor maranhense, conhecido por suas músicas engajadas e por sua contribuição para a consolidação do xaxado como um gênero musical autêntico do nordeste brasileiro.

Sivuca – multi-instrumentista e compositor paraibano, que incorporou o xaxado a outros estilos musicais, como o forró e o jazz.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE XAXADO?

O xaxado é um gênero musical e uma dança típica do Nordeste do Brasil, popularizado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Algumas das músicas mais conhecidas de xaxado são:

Baião – Luiz Gonzaga

Xaxado da Paraíba – Jackson do Pandeiro

Xaxado Pé de Serra – Luiz Gonzaga

Vem Morena – Luiz Gonzaga

Xaxado do Vovô – Luiz Gonzaga

O Xote das Meninas – Luiz Gonzaga

Xaxado da Bahia – Jacinto Silva

Xaxado de Espinho – Luiz Gonzaga

Cavalo Marinho – Luiz Gonzaga

Forró de Cabo a Rabo – Luiz Gonzaga

Essas músicas são algumas das mais populares do gênero xaxado e são frequentemente tocadas em festas juninas e em apresentações de grupos de cultura popular nordestinos.

REPERTÓRIO PARA INICIANTE INCLUINDO MÚSICAS DE XAXADO.

O ritmo de xaxado além de bonito é de suma importância para o estudante iniciante incluir em seus estudos diário, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Conhecer estilos musicais diferentes é de suma importância para o desenvolvimento instrumental e musical do estudante iniciante, e o xaxado é um desses estilos que o iniciante poderá explorar em seus estudos musicais.

Informação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição