A linguagem do samba exaltação

O Samba-Exaltação, também conhecido como Samba de Exaltação ou Samba-Enredo, é um estilo de samba que surgiu no Brasil no início do século XX, com o objetivo de homenagear e exaltar a cultura e as tradições brasileiras.

Esse estilo de samba é especialmente associado ao Carnaval, quando as escolas de samba desfilam pelas ruas com suas alas e carros alegóricos, cantando e dançando ao som dos tambores e instrumentos de sopro.

O Samba-Exaltação é caracterizado pela sua letra, que geralmente exalta a beleza, a cultura, a história e as tradições do Brasil. As letras são geralmente escritas por compositores profissionais e são bastante elaboradas, com referências históricas e culturais que remetem a diferentes períodos da história do país.

A melodia do Samba-Exaltação é geralmente mais lenta e cadenciada do que outros estilos de samba, com destaque para os instrumentos de percussão, como o surdo, a cuíca, o tamborim e o pandeiro. Os instrumentos de sopro, como o saxofone e a flauta, também são muito utilizados para dar um ar mais grandioso e solene à música.

Entre os principais expoentes do Samba-Exaltação estão nomes como Paulo da Portela, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, João Nogueira, Martinho da Vila e Almir Guineto, entre outros.

Algumas das mais conhecidas músicas do gênero incluem “Aquarela Brasileira”, de Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola, “O Amanhã”, de Martinho da Vila, “Heróis da Liberdade”, de Paulo da Portela, “Kizomba, Festa da Raça”, de Jorge Aragão e Dida, e “Exaltação à Mangueira”, de Enéas Brites da Silva e Aloísio Augusto da Costa.

Em suma, o Samba-Exaltação é um estilo de samba que tem como objetivo exaltar as tradições e a cultura brasileira, sendo bastante popular especialmente durante o Carnaval. Suas letras elaboradas e sua melodia cadenciada e solene fazem dele um dos estilos mais representativos do samba brasileiro.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE SAMBA –  EXALTAÇÃO?

O samba exaltação é um subgênero do samba que se caracteriza por letras que exaltam a beleza e as tradições do Brasil. Dentre os compositores mais conhecidos desse estilo musical, podemos destacar:

Ary Barroso – Foi um dos maiores compositores brasileiros, tendo escrito sucessos como “Aquarela do Brasil” e “No Tabuleiro da Baiana”.

Geraldo Pereira – Conhecido como o “Rei do Samba”, é autor de clássicos como “Falsa Baiana” e “Escurinho”.

Wilson Batista – Compositor de diversas músicas que se tornaram sucesso, como “Lenço no Pescoço” e “Conversa de Botequim”.

Ismael Silva – Foi um dos pioneiros do samba exaltação, tendo composto sucessos como “Se Você Jurar” e “Antonico”.

Lamartine Babo – Autor de diversos sambas-enredo e músicas de carnaval, como “O Teu Cabelo Não Nega” e “Linda Morena”.

Esses compositores foram fundamentais para a consolidação do samba exaltação como um estilo musical importante na cultura brasileira.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE SAMBA –  EXALTAÇÃO?

O samba exaltação é um subgênero do samba que tem como objetivo exaltar e homenagear algum tema específico, como uma cidade, uma escola de samba ou um símbolo nacional. Algumas das músicas mais conhecidas de samba exaltação incluem:

Aquarela Brasileira – Silas de Oliveira

Brasil Pandeiro – Assis Valente

Cidade Maravilhosa – André Filho

Onde o Céu é Mais Azul – Ataulfo Alves

Hino do Carnaval Brasileiro – Lamartine Babo

Heróis da Liberdade – Silas de Oliveira

Mangueira – Cartola

Salve, Salve – Geraldo Babão

São Paulo, São Paulo – Paulo Vanzolini

Tristeza Pé no Chão – Armando Fernandes

Essas músicas são consideradas verdadeiros hinos do samba exaltação e são frequentemente tocadas e cantadas em eventos culturais e festas populares em todo o Brasil.

COMO ESTUDAR SAMBA EXALTAÇÃO PARA INICIANTES?

Este é um estilo musical de suma importância para trabalhar a parte rítmica, e caso a pessoa estiver estudando o violão, irá praticar os exercícios para dominar a técnica na mão direita.

Primeiro: escolha uma música de samba – exaltação e escute várias vezes até entender o ritmo.

Segundo: antes de tocar no instrumento, procure cantar o ritmo verbalmente para ver se entendeu.

Terceiro: agora pegue o instrumento e vá praticando o ritmo vagarosamente e aos poucos vai aumentando a velocidade.

Para trabalhar o ritmo de ouvido, é importante que, o estudante escute várias e várias vezes a música até entender a pulsação e a maneira de como irá fazer o exercício.

Informação: todo conteúdo deste artigo está sendo utilizado apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição