Inscreva-se no meu canal no YouTube
Pular para o conteúdo

A linguagem do reggae

O reggae é um gênero musical originário da Jamaica, que se desenvolveu a partir do ska e do rocksteady. Além de sua música distintiva, o reggae é conhecido por sua mensagem social e política, muitas vezes focando em temas como a luta contra a opressão, a justiça social e a religião.

A linguagem do reggae tem raízes nas línguas africanas, europeias e crioulas caribenhas. O inglês é a língua predominante na Jamaica, e é a língua principal das letras de reggae. No entanto, o reggae também faz uso extensivo do patois jamaicano, um crioulo baseado no inglês que é falado por grande parte da população do país.

O patois jamaicano é caracterizado por sua sintaxe e vocabulário distintivos. Ele é uma mistura de inglês, espanhol, português, francês e idiomas africanos, com influências adicionais de outras línguas crioulas caribenhas. As letras de reggae frequentemente usam o patois jamaicano para enfatizar a autenticidade cultural da música, bem como para transmitir mensagens que podem ser mais facilmente compreendidas pelos falantes nativos da língua.

Além do inglês e do patois jamaicano, o reggae também incorpora o uso de gírias e jargões específicos, incluindo o “Rastafarianism vocabulary”, que é uma mistura de palavras e expressões em inglês e patois jamaicano que se referem às crenças e práticas da religião rastafári, que tem uma forte presença no movimento reggae.

Em suma, a linguagem do reggae é uma mistura de inglês, patois jamaicano e outras línguas crioulas caribenhas, bem como gírias e jargões específicos. Essa mistura linguística única é uma parte essencial da identidade cultural do reggae, e ajuda a transmitir as mensagens sociais e políticas que são tão importantes para o gênero musical.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DO REGGAE?

O reggae é um gênero musical originário da Jamaica e tem muitos compositores famosos que ajudaram a moldar e definir o som do gênero. Alguns dos compositores mais conhecidos do reggae incluem:

Bob Marley – talvez o nome mais reconhecido na história do reggae, Bob Marley é conhecido por sucessos como “No Woman, No Cry”, “One Love” e “Redemption Song”.

Peter Tosh – ex-membro do grupo de Marley, The Wailers, Tosh é conhecido por sucessos como “Legalize It” e “Equal Rights”.

Jimmy Cliff – um dos primeiros artistas de reggae a ganhar reconhecimento internacional, Cliff é conhecido por sucessos como “Many Rivers to Cross” e “The Harder They Come”.

Toots and the Maytals – uma das bandas mais influentes do reggae, Toots and the Maytals é conhecida por sucessos como “Pressure Drop” e “54-46 That’s My Number”.

Lee “Scratch” Perry – um dos produtores mais influentes do reggae, Perry trabalhou com muitos dos maiores nomes do gênero, incluindo Bob Marley, e é conhecido por sucessos como “Police and Thieves” e “War Ina Babylon”.

Bunny Wailer – outro ex-membro dos The Wailers, Wailer é conhecido por sucessos como “Blackheart Man” e “Dreamland”.

Burning Spear – conhecido por seu estilo vocal distintivo e suas letras profundas e conscientes, Burning Spear é conhecido por sucessos como “Slavery Days” e “Marcus Garvey”.

Esses são apenas alguns dos compositores mais conhecidos do reggae. Há muitos outros artistas talentosos que contribuíram para o desenvolvimento e popularização do gênero ao longo dos anos.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS E FAMOSAS DO REGGAE MUNDIAL?

O reggae é um gênero musical popular que tem uma variedade de canções conhecidas em todo o mundo. Algumas das músicas mais conhecidas e famosas do reggae mundial incluem:

“One Love” de Bob Marley

“No Woman, No Cry” de Bob Marley

“Stir It Up” de Bob Marley

“Redemption Song” de Bob Marley

“Get Up, Stand Up” de Bob Marley

“Three Little Birds” de Bob Marley

“I Shot the Sheriff” de Bob Marley

“Is This Love” de Bob Marley

“Buffalo Soldier” de Bob Marley

“Jamming” de Bob Marley

Além das músicas de Bob Marley, existem muitos outros artistas e canções populares no reggae, incluindo “Israelites” de Desmond Dekker, “Police and Thieves” de Junior Murvin, “Red Red Wine” de UB40, “I Can See Clearly Now” de Johnny Nash e “Legalize It” de Peter Tosh, entre outros.

QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O INICIANTE ESTUDAR O RITMO DE REGGAE EM SEU INSTRUMENTO MUSICAL?

Todo iniciante em qualquer instrumento musical, deveria trabalhar várias linguagens musicais distintas, desta maneira no decorrer dos estudos a pessoa irá observando qual linguagem musical terá mais afinidade com o seu estilo.

O reggae tem um estilo de ritmo swingado, que é de suma importância para quem está iniciando os estudos em qualquer instrumento musical.

Mesmo que a pessoa não tenha interesse nesta linguagem musical, é de  suma importância estudar pelo menos algum tempo esse estilo, desta maneira o estudante conseguirá enriquecer o seu vocabulário musical.

Quanto mais rico for o vocabulário rítmico, melhor para o músico instrumentista.

Informação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição

error: Content is protected !!