A linguagem do pagode

O pagode é um gênero musical que se originou no Rio de Janeiro, Brasil, na década de 1970. É um estilo que incorpora elementos de samba, funk e soul, com batidas animadas e letras que geralmente falam de amor, festas e alegria. A linguagem musical do pagode é caracterizada por diversos elementos, incluindo:

Instrumentação: A instrumentação típica do pagode inclui pandeiro, cavaquinho, violão, surdo, tantã, reco-reco e cuíca. Esses instrumentos geralmente são tocados em conjunto, criando um ritmo alegre e animado.

Ritmo: O ritmo do pagode é caracterizado por um tempo rápido e uma batida constante. Geralmente é um ritmo 2/4 ou 4/4, com batidas regulares que são acentuadas no pandeiro e no surdo. O cavaquinho geralmente toca acordes rápidos para acompanhar a melodia.

Harmonia: A harmonia do pagode é relativamente simples, com acordes maiores e menores sendo usados para criar progressões de acordes simples. As músicas geralmente têm uma tonalidade feliz e otimista, com a melodia sendo tocada sobre acordes simples.

Letras: As letras do pagode geralmente falam de amor, festas e alegria. As letras podem ser românticas ou engraçadas, e muitas vezes têm um tom otimista e positivo. O estilo de escrita é geralmente simples e direto ao ponto, com letras fáceis de cantar e repetir.

Improvisação: O pagode é conhecido por sua improvisação, com músicos adicionando variações e solos aos seus instrumentos durante as apresentações. Os músicos geralmente têm uma grande liberdade para improvisar, criando uma atmosfera animada e espontânea.

Coral: O coral é um elemento importante na linguagem musical do pagode. Geralmente é composto por um grupo de vocalistas que cantam em harmonia, adicionando uma camada extra de profundidade e riqueza à música.

No geral, a linguagem musical do pagode é alegre, otimista e energética. É um gênero que tem um forte apelo popular e é muito popular no Brasil. As batidas contagiantes, as letras simples e a improvisação são características que tornam o pagode uma forma de música cativante e empolgante.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE PAGODE?

O pagode é um estilo musical brasileiro que teve grande popularidade nas décadas de 80 e 90. Alguns dos compositores mais conhecidos desse gênero musical são:

Arlindo Cruz – compositor de clássicos como “O Show Tem Que Continuar”, “Meu Lugar” e “Meu Amor É Seu”.

Zeca Pagodinho – autor de sucessos como “Verdade”, “Deixa A Vida Me Levar” e “Samba Pras Moças”.

Jorge Aragão – compositor de músicas como “Coisinha do Pai”, “Vou Festejar” e “Lucidez”.

Almir Guineto – autor de clássicos como “Conselho”, “Mordomia” e “Coisa de Pele”.

Fundo de Quintal – grupo musical que é considerado um dos principais expoentes do pagode, e que tem em seu repertório sucessos como “Lucidez”, “A Amizade” e “Só Pra Contrariar”.

Péricles – compositor de músicas como “Linguagem Dos Olhos”, “Até Que Durou” e “Se Eu Largar o Freio”.

Belo – autor de sucessos como “Razão da Minha Vida”, “Intriga da Oposição” e “Pura Adrenalina”.

Esses são apenas alguns dos compositores mais conhecidos do pagode, mas existem muitos outros artistas que também contribuíram para o desenvolvimento e popularização desse estilo musical.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE PAGODE?

O pagode é um gênero musical popular no Brasil, e há muitas músicas conhecidas e populares dentro desse estilo. Aqui estão algumas das músicas mais conhecidas de pagode:

É o Tchan” – É o Tchan

Água Mineral” – Timbalada

Que Se Chama Amor” – Só Pra Contrariar

Essa Tal Liberdade” – Só Pra Contrariar

Cheia de Manias” – Raça Negra

Cilada” – Grupo Molejo

Tá Escrito” – Grupo Revelação

Deixa Acontecer” – Grupo Revelação

Toda Noite” – Pixote

Inaraí” – Soweto

É importante lembrar que a lista pode variar dependendo do público e do contexto em que a música é tocada. Essas músicas, no entanto, são algumas das mais populares e conhecidas do gênero.

MÚSICAS DE PAGODE PARA INICIANTES NO VIOLÃO E NO CAVAQUINHO.

Esta é uma linguagem importante para quem está começando os estudos no violão, no cavaquinho e também em outros instrumentos musicais.

A música pagode além de ser canções animadas, também oferece elementos técnicos importantes para estudantes de músicas no cavaquinho, no violão e também em outros instrumentos musicais melódicos e harmônicos.

Os elementos ritmos e sincopados do pagode, oferece para o estudante iniciante condições para desenvolver a percepção rítmica com tranquilidade, e com isso trabalhar a técnica do ritmo para aplicar em outras canções do gênero.

Estudando esse gênero musical pelo menos alguns minutos diariamente, em pouco tempo o estudante iniciante irá observar os ótimos resultados.

Informação: todo o conteúdo desse texto aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição