A linguagem do funk

O funk é um gênero musical originário dos Estados Unidos que se popularizou no Brasil, especialmente na região do Rio de Janeiro, a partir dos anos 1980. A linguagem do funk é caracterizada por um vocabulário próprio, com muitas gírias e expressões populares que fazem referência ao cotidiano dos jovens da periferia.

Algumas das principais características da linguagem do funk são:

Gírias e expressões populares: O funk é conhecido por usar muitas gírias e expressões populares que fazem parte do vocabulário dos jovens da periferia. Alguns exemplos são: “tá ligado”, “tipo assim”, “sarrar”, “ficar de boa”, entre outras.

Uso de palavrões: O funk também é marcado pelo uso frequente de palavrões e palavras de baixo calão. Essa característica tem sido objeto de críticas e polêmicas, especialmente em relação às letras que tratam de temas como sexo e violência.

Trocadilhos e duplo sentido: As letras de funk muitas vezes apresentam trocadilhos e duplo sentido, que podem ser entendidos de diferentes formas, dependendo do contexto em que são usados. Esse recurso é comum em letras que falam sobre sexo e relacionamentos amorosos.

Referências culturais: O funk também faz referência a diversos aspectos da cultura popular, como filmes, séries, jogos de futebol e marcas de roupas. Essas referências ajudam a construir uma identidade cultural própria do gênero.

Regionalismos: Por se originar na periferia do Rio de Janeiro, o funk também apresenta muitos regionalismos e expressões típicas da região, como o “tá ligado”, “o coro comeu” e “dá um salve”.

Além disso, é importante destacar que a linguagem do funk tem evoluído ao longo dos anos, assim como o próprio gênero musical. Hoje em dia, é possível encontrar letras que abordam temas mais variados, como política, empoderamento feminino e questões sociais.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES DE FUNK MAIS CONHECIDOS NO BRASIL E NO MUNDO?

O funk é um gênero musical que tem suas raízes nos Estados Unidos, mas que ganhou muita popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Existem muitos compositores conhecidos no mundo do funk, tanto no Brasil como em outros lugares. Alguns dos mais conhecidos incluem:

No Brasil:

MC Kevinho

MC Livinho

Anitta

Ludmilla

Nego do Borel

MC Guimê

MC Kekel

Tati Zaqui

Dennis DJ

Jerry Smith

No mundo:

James Brown

Michael Jackson

Prince

George Clinton

Rick James

Parliament-Funkadelic

Kool & The Gang

Earth, Wind & Fire

Curtis Mayfield

Stevie Wonder

É importante notar que a lista acima é apenas uma pequena amostra dos muitos compositores e artistas talentosos que contribuíram para o gênero do funk

QUAIS AS COMPOSIÇÕES MAIS FAMOSAS DO FUNK NO BRASIL E NO MUNDO?

O funk é um gênero musical bastante popular no Brasil e no mundo, com diversas composições que se tornaram hits em suas respectivas épocas. Abaixo estão algumas das composições mais famosas do funk no Brasil e no mundo:

No Brasil:

“Rap da Felicidade” – Cidinho & Doca

“Bonde das Maravilhas” – 

“Quadradinho de Oito”

“Baile de Favela” – MC João

“Vai Malandra” – Anitta

“Deu Onda” – MC G15

“Tá Tranquilo, Tá Favorável” –

MC Bin Laden

“Beijinho no Ombro” – Valesca Popozuda

“Show das Poderosas” – Anitta

“Só Quer Vrau” – MC MM

“Vai Embrazando” – MC Zaac e Jerry Smith

No mundo:

“Uptown Funk” – Mark Ronson ft. Bruno Mars

“Get Lucky” – Daft Punk ft. Pharrell Williams

“Blurred Lines” – Robin Thicke ft. T.I. and Pharrell Williams

“Crazy in Love” – Beyoncé ft. Jay-Z

“Baby Got Back” – Sir Mix-a-Lot

“Super Freak” – Rick James

“Funky Town” – Lipps Inc.

“Brick House” – Commodores

“Jungle Boogie” – Kool & The Gang

“Play That Funky Music” – Wild Cherry

Vale lembrar que essa lista é apenas uma pequena seleção e que existem muitas outras composições de funk, tanto no Brasil quanto no mundo, que se tornaram bastante populares e influenciaram o gênero musical.

É POSSÍVEL TOCAR FUNK EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL?

O funk tem um apelo ritmo muito forte, mas com criatividade, o mesmo poderá ser tocado em qualquer instrumento musical.

Toda pessoa que desejar trabalhar esta linguagem musical, deverá focar os seus estudos no ritmo com bastante intensidade desta maneira terá facilidades para trabalhar esse estilo musical.

Informação: todo conteúdo deste post aqui neste blog, têm caráter estritamente didático.

Fonte de pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição