A linguagem da música vanerão

Vanerão é um estilo musical tradicional do sul do Brasil, que tem suas raízes nas danças populares europeias, trazidas pelos imigrantes alemães e italianos que se estabeleceram na região no final do século XIX e início do século XX. A palavra “vanerão” vem do alemão “wanderung”, que significa “caminhada”, e se refere à dança em que os casais se movem em uma fila, seguindo um líder.

O vanerão é caracterizado por um ritmo animado e acelerado, com um forte acento no segundo e no quarto tempos de cada compasso. A instrumentação típica inclui acordeão, guitarra, baixo, bateria e percussão, com alguns estilos adicionando instrumentos de sopro, como saxofone e trompete.

A letra das músicas de vanerão geralmente fala sobre temas populares do cotidiano, como amor, festas, trabalho e tradições locais. Muitas vezes, as letras são cantadas em dialeto alemão ou italiano, refletindo as origens dos imigrantes que trouxeram a música para a região.

Uma variação popular do vanerão é o “sertanejo universitário”, que mistura elementos do vanerão com o estilo sertanejo do centro-oeste brasileiro. Esse subgênero é caracterizado por letras românticas e dançantes, geralmente cantadas em português, e é muito popular em todo o Brasil.

O vanerão é uma parte importante da cultura musical do sul do Brasil e é frequentemente tocado em festas e celebrações, como festas de casamento e festas juninas. Se você quer experimentar a música vanerão, pode encontrar muitas playlists de vanerão no Spotify e outras plataformas de streaming de música.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE VANERÃO?

O vanerão é um estilo musical originário da região sul do Brasil, especialmente do estado do Rio Grande do Sul. Alguns dos compositores mais conhecidos de vanerão são:

Luiz Marenco – compositor e intérprete de músicas tradicionalistas gaúchas, é um dos artistas mais renomados do gênero.

João Luiz Corrêa – líder da banda Cordionaço, é um dos principais nomes do vanerão contemporâneo, com um estilo que mescla elementos tradicionais e modernos.

Tchê Garotos – grupo musical formado em 1994, é conhecido por suas músicas dançantes e animadas, que misturam elementos de vanerão, sertanejo e forró.

Os Monarcas – banda formada em 1975, é uma das mais tradicionais do vanerão e do regionalismo gaúcho, com um repertório que inclui músicas antigas e novas.

Grupo Rodeio – formado em 1982, é uma das referências do vanerão e da música gaúcha em geral, com uma trajetória de mais de três décadas de sucesso.

Garotos de Ouro – grupo musical que mistura elementos de vanerão, sertanejo e música pop, é um dos mais conhecidos do gênero e já lançou mais de 20 álbuns.

Esses são apenas alguns exemplos de compositores e bandas conhecidos no universo do vanerão, que conta com uma cena musical rica e diversificada.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE VANERÃO?

O vanerão é um gênero musical originário do Rio Grande do Sul, Brasil, que mistura elementos de polca, chamamé e música gaúcha. Algumas das músicas mais conhecidas de vanerão são:

“Tchê Garotos – Nega Bombom

“Tchê Barbaridade – Caçando o Tatu

“Os Monarcas – Tertúlia

“César Oliveira e Rogério Melo – De alma e coração

“Grupo Rodeio – Peão Fandangueiro

“Garotos de Ouro – Céu, Sol, Sul”

“Os Serranos – Nheco Vari Nheco Fum

“Baitaca – Do Fundo da Grota

“Gaucho da Fronteira – Bugio Novo

“Chiquito e Bordoneio – Prenda minha“.

Essas músicas são apenas algumas das mais populares do gênero, mas há muitas outras canções que também são muito conhecidas entre os fãs de vanerão.

MÚSICA VANERÃO PARA QUEM ESTÁ INICIANDO OS ESTUDOS MUSICAIS.

É de suma importância enriquecer cada vez mais o vocabulário musical, e a linguagem do vanerão é de suma importância para quem está iniciando os estudos no violão, na guitarra ou em qualquer outro instrumento musical melódico ou harmônico.

Praticando esse estilo de música pelo menos alguns minutos diariamente, em curto espaço de tempo o estudante iniciante já irá observar os ótimos resultados.

Dica: estude várias linguagens musicais e depois decida qual delas irá se especializar.

Informação: todo o conteúdo deste artigo está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição