A importância do estudo da escala cromática na prática diária dos iniciantes

Hoje vamos falar da importância do estudo da escala cromática, na prática diária para os iniciantes e também para aqueles que já tem um certo domínio do seu instrumento musical.

Esta dica de hoje da escala cromática, é para quem estuda violão, e também qualquer outro instrumento musical.

A escala cromática, é tão importante, e podemos chamar a mesma de escala mãe.

Porque escala mãe? Porque todas as escalas diatônicas que você conhece, são oriundas da escala cromática.

Vamos a seguir, falar dos benefícios de praticar a escala cromática todos os dias, principalmente para quem está iniciando.

Abaixo da imagem a seguir, terá um podcast com a gravação, explicando a respeito da escala cromática e seus benefícios.

Aperte o Play para ouvir a gravação.

Como desenvolver a técnica instrumental através da escala cromática?

A escala cromática, é construída de meio em meio tom, e a gente pode chamar também de, semitom em semitom.

Toda a extensão da escala cromática ascendente e descendente, a sua construção é formada por por meio tom, sendo que, do grave para o agudo, utilizaremos o sustenido, e do agudo para o grave, utilizaremos o bemol, na construção da mesma.

O desenvolvimento da técnica através da escala cromática, está justamente na execução de todas as notas pertencentes, a todas as outras escalas musicais.

O mais interessante da escala cromática, são os movimentos curtos, principalmente para quem toca violão, fazendo com que o nosso ouvido perceba não os intervalos afastados, e sim, intervalos conjuntos, e isso é muito importante.

É de suma importância que, você que, está iniciando, comece a praticar a escala cromática com apenas uma oitava, e posteriormente ir expandindo para duas oitavas, três oitavas, o quanto o seu instrumento musical permitir.

Em que situação musical podemos utilizar a escala cromática?

Podemos utilizar a escala cromática em várias situações musicais, como por exemplo: quando estamos executando um solo com uma escala diatônica e inserir uma nota de passagem, que não pertence a escala diatônica, essa nota de passagem é uma nota oriunda da escala cromática.

Outra situação é quando: estamos fazendo um companhamento musical, utilizando os acordes de uma determinada escala, e quando existe aquela respiração na música, este é o momento de utilizarmos notas da escala cromática, para preenchermos este espaço vazio.

Existem várias situações que podemos utilizar a escala cromática, e isso vai muito da criatividade do instrumentista.

O iniciante deve começar os seus estudos através da escala cromática?

O estudante iniciante, primeiro deve observar a postura correta das suas mãos, e do instrumento em relação ao teu corpo.

Para muitos, a escala cromática é um estudo mais avançado, e para quem está iniciando, deverá começar a praticar depois de um certo domínio do instrumento em que estiver estudando.

Com a nossa experiência de muitos anos na didática do ensino musical, podemos afirmar que: a pessoa que está iniciando poderá tranquilamente, também começar os seus estudos através da escala cromática sem nenhum problema.

Para o estudante em qualquer instrumento musical, a partir do momento que o mesmo entende como funciona a escala cromática, todas as outras escalas ficaram mais fáceis, para que o mesmo faça a suas análises, e consiga tirar melhor proveito do seu estudo diário.

Respondendo a pergunta: o iniciante deva assim, começar os seus estudos através da escala cromática, juntamente com outros exercícios mais simples.

Utilizando a escala cromática para fazer improvisação musical

Como não podemos deixar de falar a respeito de improvisação musical, a escala cromática é realmente uma das melhores escalas para praticar improvisação, mesmo porque, todas as notas que precisamos para improvisar em qualquer situação, iremos encontrar dentro da escala cromática, e isso facilita muito o trabalho.

Todo iniciante em qualquer instrumento musical, deveria começar logo nas primeiras aulas, a praticar improvisação musical, inclusive utilizando a escala cromática.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição

Dicas de aula de violão online

Dicas de aula de teclado online