A importância da prática de conjunto para o iniciante em música

Hoje iremos falar sobre a importância da prática de conjunto para o iniciante em música e seus benefícios no aprendizado.

Todo iniciante em qualquer instrumento musical, deveria não somente estudar o seu instrumento solo, mas também logo no início começar a fazer prática de conjunto.

Em muitos casos, o estudante solista fica muito isolado, e quando vai tocar em público, não se sente muito à vontade devido há não interação com outros estudantes.

Fazer prática de conjunto traz muitos benefícios para quem está iniciando no estudo de qualquer instrumento musical, e um desses benefícios é a coordenação motora, devido o executante não poder atravessar o ritmo.

Outro benefício importante que a prática de conjunto proporciona ao estudante, é a socialização do mesmo entre entre os colegas.

Sabemos que existem pessoas que são ótimos alunos, mas na hora de tocar em público, tem sérios problemas de nervosismo, atrapalhando a sua performance.

Outro detalhe muito importante na prática de conjunto, é que, os alunos se ajudam entre si, trocando conhecimentos, e isso é muito importante para o desenvolvimento técnico e musical de cada estudante, seja ele em qual instrumento for.

Pode surgir uma pergunta. Como fazer prática de conjuntos se estudo sozinho em casa?

Respondendo a esta pergunta acima, podemos dizer que: para fazer a prática de conjunto, não é necessário que uma pessoa esteja matriculado em uma escola.

O iniciante poderá estudar pela internet em casa, e uma ou duas vezes por semana ou mesmo apenas uma vez no mês, reunir-se, com amigos e tocarem juntos, isso irá facilitar o desenvolvimento musical.

Para fazer prática de conjunto, não é necessário ter vários instrumentos ao mesmo tempo, com apenas dois instrumentos, já é considerado prática de conjunto.

A pessoa também poderá fazer prática de conjunto com pessoas de sua própria residência, com por exemplo: voz e violão ou voz e qualquer outro instrumento que estiver estudando.

Se você está iniciando agora nos estudos do violão ou da guitarra, navegue aqui no blog e veja todas as dicas que temos para você.

Outra dica importante: escolha um instrumento, comece os seus estudos como solista, mas na medida do possível, procure também fazer prática de conjunto, isso irá te ajudar no desenvolvimento técnico, musical e instrumental, muito mais rápido.

Se porventura existir alguma dúvida, entre em contato através do formulário.

Espero ter ajudado com essas dicas. Professor, José Conceição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *