A importância da prática de conjunto para o iniciante em música

Hoje iremos falar sobre a importância da prática de conjunto para o

Todo iniciante em qualquer instrumento musical, deveria não somente estudar o seu instrumento solo, mas também logo no início começar a fazer prática de conjunto.

Em muitos casos, o estudante solista fica muito isolado, e quando vai tocar em público, não se sente muito à vontade devido há não interação com outros estudantes.

Fazer prática de conjunto traz muitos benefícios para quem está iniciando no estudo de qualquer instrumento musical, e um desses benefícios é a coordenação motora, devido o executante não poder atravessar o ritmo.

Outro benefício importante que a prática de conjunto proporciona ao estudante, é a socialização do mesmo entre entre os colegas.

Sabemos que existem pessoas que são ótimos alunos, mas na hora de tocar em público, tem sérios problemas de nervosismo, atrapalhando a sua performance.

Outro detalhe muito importante na prática de conjunto, é que, os alunos se ajudam entre si, trocando conhecimentos, e isso é muito importante para o desenvolvimento técnico e musical de cada estudante, seja ele em qual instrumento for.

Pode surgir uma pergunta. Como fazer prática de conjuntos se estudo sozinho em casa?

Respondendo a esta pergunta acima, podemos dizer que: para fazer a prática de conjunto, não é necessário que uma pessoa esteja matriculado em uma escola.

O iniciante poderá estudar pela internet em casa, e uma ou duas vezes por semana ou mesmo apenas uma vez no mês, reunir-se, com amigos e tocarem juntos, isso irá facilitar o

Para fazer prática de conjunto, não é necessário ter vários instrumentos ao mesmo tempo, com apenas dois instrumentos, já é considerado prática de conjunto.

A pessoa também poderá fazer prática de conjunto com pessoas de sua própria residência, com por exemplo: voz e violão ou voz e qualquer outro instrumento que estiver estudando.

Se você está iniciando agora nos estudos do violão ou da guitarra, navegue aqui no blog e veja todas as dicas que temos para você.

Outra dica importante: escolha um instrumento, comece os seus estudos como solista, mas na medida do possível, procure também fazer prática de conjunto, isso irá te ajudar no

Se porventura existir alguma dúvida, entre em contato através do formulário.

Espero ter ajudado com essas dicas. Professor, José Conceição