7 sequências harmônicas na prática

Hoje iremos falar a respeito de 7 sequências harmônicas na prática para violão e guitarra e também indicar músicas para cada uma das mesmas.

Informações importantes: navegue também na lateral deste blog em categorias, onde estão listados centenas de estudos para iniciantes intermediários e avançados no violão.

Para fazer o acompanhamento musical das músicas que iremos indicar e também das sequências harmônicas, é de suma importância trabalhar a percepção harmônica através do exercício das mesmas.

Sequência harmônica número 1.

Tocar e cantar o nome deste acordes a seguir no violão e na guitarra.

Tocar: C // F // C // G7 :] fazer o acompanhamento de ouvido da música Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira utilizando esta sequência Mônica.

Sequência harmônica número 2.

Tocar e cantar: C // G7 :] aplicar esta sequência harmônica na música Ciranda Cirandinha fazendo o acompanhamento da mesma de ouvido.

Sequência harmônica número 3.

Tocar e cantar: Am // G :] aplicar esta sequência harmônica na música Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores do compositor Geraldo Vandré.

Sequência harmônica número 4.

Tocar e cantar: Am // A7 // Dm // E7 ::] aplicar esta sequência harmônica na música Casinha pequenina fazendo o acompanhamento musical da mesma de ouvido.

Sequência harmônica número 5.

Tocar e cantar: Am // E7 // Am // A7 // Dm // Am ::] aplicar esta sequência harmônica na música Terezinha de Jesus fazendo acompanhamento da mesma de ouvido no violão e na guitarra.

Sequência harmônica número 6.

Tocar e cantar: Am // A7 // Dm // Am // E7 :] tocar e cantar o nome de cada acorde várias vezes e depois aplicar no acompanhamento da música se essa rua fosse minha.

Sequência harmônica número 7.

Tocar e cantar: Am // C // D // F // Am // C // E :] tocar e cantar esta sequência harmônica e aplicar na música A Casa do Sol Nascente com versão de Agnaldo Timóteo em português.

Dica para os iniciantes no violão e na guitarra. Quando tocamos e cantamos o nome de um acorde, conseguiremos trabalhar a percepção harmônica com mais facilidade, e com isso facilitar nos acompanhamentos musicais.

Procure sempre cantar melodias conhecidas e depois aplicar os acordes estudados anteriormente, este é um excelente exercício para quem está iniciando os estudos musicais.

Dica de improvisação musical.

Invente melodias próprias, e depois experimente aplicar os acordes no acompanhamento das mesmas.

Escolha várias músicas e decore a melodia das mesmas para fazer o acompanhamento musical de ouvido.

Uma outra maneira interessante para estudar a improvisação musical, é decorar a melodia de uma música e depois fazer o solo da mesma através do instrumento musical que estiver estudando.

Procure sempre estar inventando melodias e tocando no violão e na guitarra, esta é uma ótima maneira para trabalhar a improvisação musical e educar o ouvido melodicamente.

Informação: todas as músicas que foram citadas aqui neste texto neste blog, estão sendo utilizadas apenas para fins estritamente didáticos.

Bons estudos!

Professor, José Conceição