7 estratégias para aprender a tocar violão

Aprender a tocar violão é um sonho de muitas pessoas em qualquer idade. Seja para tocar suas músicas favoritas, acompanhar amigos em rodas de samba ou simplesmente relaxar e se divertir dedilhando o instrumento, o violão é um instrumento versátil e gratificante.

Mas como começar? Como se manter motivado e progredir nos estudos? Neste artigo, vamos compartilhar 7 estratégias para você aprender a tocar violão e dominar o instrumento.

1. Defina seus objetivos

Antes de começar a tocar, é importante definir seus objetivos. Você quer tocar músicas populares, clássicas, MPB? Deseja tocar sozinho ou em uma banda? Saber o que você quer alcançar vai te ajudar a escolher o repertório, os métodos de estudo e a manter a motivação.

2. Escolha o violão certo

Existem diversos tipos de violão no mercado, cada um com suas características próprias. Para iniciantes, o ideal é um violão nylon, com cordas de náilon, pois são mais macias e fáceis de tocar.

3. Encontre um bom professor

Um bom professor pode te ensinar a técnica correta, te dar dicas valiosas e te ajudar a progredir mais rápido. Se você não tem condições de contratar um professor presencial, existem diversas opções de cursos online e tutoriais em vídeo.

4. Pratique regularmente

A prática regular é fundamental para aprender qualquer instrumento musical. O ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia, todos os dias. Se você não tiver tempo para praticar tanto, divida o tempo em sessões menores ao longo do dia.

5. Comece com músicas fáceis e com poucos acordes

Não tente tocar músicas difíceis logo no início. Comece com as músicas simples e vá aumentando a dificuldade gradativamente. Existem diversas músicas fáceis para iniciantes disponíveis na internet.

6. Use métodos de estudo eficazes

Existem diversos métodos de estudo disponíveis para aprender a tocar violão. Escolha um método que se adapte ao seu estilo de aprendizado e siga as instruções com disciplina.

7. Divirta-se!

Aprender a tocar violão deve ser um processo divertido e prazeroso. Se você não estiver se divertindo, é provável que desista. Então, relaxe, divirta-se e aproveite o processo de aprendizado!

Dicas extras

 * Afinar o violão regularmente;

 * Tocar com outros músicos;

 * Ouvir música com atenção;

 * Participar de workshops e eventos musicais;

 * Não desistir

Lembre-se que aprender a tocar violão leva tempo e dedicação. Mas com as estratégias certas e um pouco de esforço, você conseguirá alcançar seus objetivos e se tornar um músico habilidoso.

7 Sequências Harmônicas para Iniciar no Violão

As sequências harmônicas são a base para tocar violão e acompanhar músicas. Elas são formadas por uma série de acordes que se encaixam entre si, criando uma progressão musical agradável ao ouvido.

Para iniciantes, existem algumas sequências harmônicas que são mais fáceis de tocar e que podem ser usadas para tocar uma variedade de músicas. 

Aqui estão 7 sequências harmônicas para você começar

  1. C – G – Am – F

Esta é uma das sequências harmônicas mais populares e fáceis de tocar. Ela é usada em muitas músicas populares, como “Let It Be” dos Beatles e “No Woman No Cry” de Bob Marley.

  1. G – D – Em – C

Esta sequência harmônica é semelhante à primeira, mas com um tom diferente. Ela também é muito versátil e pode ser usada em diversos estilos musicais.

  1. D – A – Bm – G

Esta sequência harmônica é um pouco mais complexa do que as duas primeiras, mas ainda é relativamente fácil de tocar. Ela é frequentemente usada em músicas pop e rock.

  1. A – E – F#m – D

Esta sequência harmônica tem um tom mais melancólico e é frequentemente usada em músicas folk e blues.

  1. E – B – C#m – A

Esta sequência harmônica é mais energética e pode ser usada em músicas pop, rock e reggae.

  1. B – F# – G#m – E

Esta sequência harmônica é um pouco mais difícil de tocar, mas tem um som muito bonito e pode ser usada em diversos estilos musicais.

  1. F – C – Dm – Bb

Esta sequência harmônica tem um tom mais sombrio e é frequentemente usada em músicas folk e rock.

Outra dica

 * Comece praticando cada sequência harmônica lentamente, até que você esteja tocando os acordes com precisão.

 * Depois que você estiver confortável tocando cada sequência harmônica, você pode tentar aumentar o ritmo.

 * Você também pode experimentar diferentes dedilhados para cada acorde.

 * O mais importante é se divertir e praticar regularmente!

Com um pouco de prática, você estará tocando essas sequências harmônicas em pouco tempo e poderá começar a tocar suas músicas favoritas no violão!

Sucesso nos estudos!

Professor, José Conceição