7 estratégias para aprender a tocar violão e guitarra

Na dica de hoje iremos falar a respeito de 7 estratégias para aprender a tocar violão e guitarra para quem está iniciando os estudos nestes instrumentos musicais.

Informação importante: na lateral deste blog em categorias, o estudante iniciante encontrará um vasto material didático para os seus estudos violonísticos e guitarrísticos no dia a dia.

AGORA VAMOS FALAR DAS 7  ESTRATÉGIAS PARA APRENDER TOCAR VIOLÃO E GUITARRA.

Aprender a tocar violão ou guitarra pode ser uma experiência emocionante e gratificante, mas também pode ser desafiadora para iniciantes. Aqui estão sete estratégias que podem ajudar você a se tornar um guitarrista melhor, mais rápido:

Pratique diariamente.

A prática é fundamental quando se trata de aprender a tocar violão ou guitarra. A consistência é a chave para melhorar rapidamente. Tente praticar pelo menos 20 a 30 minutos por dia. Se você puder se dedicar a praticar todos os dias, será mais fácil para você lembrar o que aprendeu e para o seu corpo se adaptar aos movimentos necessários para tocar bem.

Aprenda os fundamentos.

Antes de tentar tocar suas músicas favoritas, é importante aprender os fundamentos do violão ou guitarra. Isso inclui aprender a tocar acordes básicos, escalas, ritmos e técnicas de dedilhado. Dedique tempo para aprender essas habilidades antes de passar para coisas mais avançadas. Além disso, preste atenção aos detalhes e à postura correta enquanto toca, pois essas coisas farão a diferença na qualidade do som.

Encontre um bom professor ou use recursos online.

Um bom professor pode ajudá-lo a progredir muito mais rapidamente do que tentar aprender sozinho. Ele ou ela pode oferecer orientação personalizada e dicas específicas para ajudá-lo a melhorar suas habilidades. Se você não pode pagar por aulas particulares, existem muitos recursos online disponíveis, como tutoriais em vídeo e sites de aulas gratuitas, que podem ajudá-lo a melhorar.

Tente tocar músicas que você gosta.

Embora seja importante aprender os fundamentos, é também motivador tocar músicas que você gosta. Tente escolher algumas músicas simples para começar e vá aumentando a dificuldade gradualmente. Você pode encontrar partituras e cifras online ou em lojas de música. Tocar músicas que você gosta também ajudará a mantê-lo motivado e engajado na prática diária.

Pratique com outras pessoas.

Tocar com outras pessoas pode ser uma experiência divertida e gratificante. Procure amigos ou familiares que também tocam violão ou guitarra e toque junto com eles. Você pode aprender com os outros e também se motivar mutuamente a continuar praticando. Além disso, tocar com outras pessoas ajudará você a se preparar para tocar em público, o que pode ser uma experiência emocionante.

Grave-se tocando.

Gravar-se tocando é uma ótima maneira de avaliar o seu progresso. Isso ajudará você a identificar áreas em que precisa melhorar e a monitorar o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Além disso, gravar-se tocando pode ajudá-lo a se sentir mais confiante quando tocar em público, já que você saberá que está preparado.

Seja paciente e persistente.

Aprender a tocar violão ou guitarra pode levar tempo e requer paciência e persistência. Não desanime se você não estiver progredindo tão rapidamente quanto gostaria. É importante continuar praticando e se esforçando para melhorar. Lembre-se de que o aprendizado é um processo contínuo e que a prática é a chave para o sucesso.

Além dessas 7 estratégias, aqui estão algumas dicas adicionais que podem ajudá-lo a progredir ainda mais rapidamente:

Use metrônomo: Usar um metrônomo durante a prática pode ajudá-lo a manter o tempo e melhorar sua habilidade de manter um ritmo constante.

Divida a prática em sessões menores: Se você não tem muito tempo, divida a prática em sessões menores durante o dia. Tocar 10 minutos pela manhã, tarde e noite pode ser mais eficaz do que tentar praticar por uma hora de uma vez.

Experimente diferentes estilos musicais: Tocar diferentes estilos musicais pode ajudá-lo a se tornar um guitarrista mais versátil e a expandir sua técnica.

Use o ouvido: Tente aprender músicas ou trechos de músicas ouvindo e tentando reproduzir o que ouviu. Isso pode ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de ouvir e tocar de ouvido, o que é uma habilidade importante para músicos.

Não se esqueça de aquecer: Antes de começar a tocar, faça alguns exercícios de aquecimento para preparar os dedos e evitar lesões.

Seja criativo: Experimente improvisar e criar suas próprias músicas. Isso pode ajudá-lo a desenvolver sua criatividade e a se sentir mais confiante quando tocar em público.

Lembre-se, aprender a tocar violão ou guitarra requer tempo e dedicação, mas também pode ser uma das experiências mais gratificantes da sua vida. Use essas estratégias e dicas para melhorar suas habilidades e desfrutar do processo de aprendizado. E acima de tudo, divirta-se! A música é sobre a expressão pessoal e o prazer de criar e compartilhar com os outros.

DICAS DE MÚSICAS FÁCEIS PARA INICIAR OS ESTUDOS NO VIOLÃO E NA GUITARRA.

Vamos enumerar algumas canções folclóricas que são bastante conhecidas e fáceis de aprender a tocar no violão e na guitarra.

Primeira música: ciranda cirandinha.

Para tocar a música ciranda –  cirandinha, o estudante iniciante do zero poderá utilizar apenas dois acordes. C // G7

Segunda música: casinha pequenina.

A casinha pequenina poderemos utilizar apenas quatro acordes, sem a utilização da pestana. Am // Dm // E7 // A7

Terceira música: nesta rua.

Para aprender a tocar a música nesta rua, iremos utilizar apenas 4 acordes sem fazer a pestana no violão e a guitarra. Am // E7 // A7 // Dm

Quarta música: Terezinha de Jesus.

Para tocar no violão e na guitarra a música Terezinha de Jesus, utilizaremos também apenas quatro acordes. Am // Dm // E7 // A7

Quinta música: cai – cai – balão

Para tocar a música cai cai balão vamos utilizar apenas dois acordes. C // G7

Observação para quem está aprendendo a tocar violão e guitarra.

A ordem dos acordes é o estudante que irá encontrar no momento que estiver fazendo o acompanhamento das músicas, aqui neste texto fazemos apenas anotação dos mesmos sem colocar na ordem.

Procure sempre tirar músicas de ouvido e também fazer acompanhamentos de ouvido, desta maneira o estudante que está iniciando irá perceber os ótimos resultados em pouco tempo.

Bons estudos!

Professor, José Conceição