7 dicas para aprender tocar violão em casa

Vamos dar 7 dicas para o iniciante aprender tocar violão em casa de uma maneira mais tranquila.

Primeira dica: antes de começar qualquer tipo de exercício no violão, o iniciante deverá aprender afinar o instrumento.

Segunda dica: nunca faça nenhum tipo de exercício com o violão desafinado, porque isso irá atrapalhar na educação do ouvido musical.

Terceira dica: aprenda todos os nomes dos dedos da mão direita,como por exemplo: a letra que correspondente a cada um dos dedos. Dedo polegar letra (P), dedo indicador letra (l) dedo médio letra (M), dedo anelar dedo (A), dedo mínimo não iremos usar para tocar as cordas do violão.

Quarta dica: depois de ter aprendido afinar o violão e também os dedos da mão direita, chegou o momento de começar a fazer um exercício de dedilhado de quatro notas.

Exercício de dedilhado para mão direita. Polegar toca a sexta corda, indicador toca a terceira corda, médio toca a segunda corda, o anelar toca a primeira corda. Os toques deverão ser sem apoio, quer dizer, toque livres, apenas beliscando as cordas do violão.

Quinta dica: agora chegou o momento de aprender os dedos da mão esquerda. O dedo polegar continua sendo polegar , o dedo indicador corresponde ao dedo (1), o dedo médio corresponde ao dedo (2), o dedo anelar corresponde ao dedo (3), o dedo mínimo corresponde ao dedo (4).

Vamos aplicar o dedilhado de quatro notas em acordes mais simples evitando a pestana no momento. Tocar estes acordes. C // Am // Dm // G7 // Em // pratique cada acorde desta sequência até o seu completo domínio, aplicando o dedilhado de quatro notas.

Sexta dica: agora que você dominou estes acorde simples, comece a estudar acordes com pestana. Observação: nunca aperte com muita força a pestana, encoste o dedo (1) em todas as cordas e vá pressionando aos poucos, até conseguir tirar o som limpo no instrumento.

A Pestana é uma posição um pouco incômoda para a mão esquerda do iniciante, e por isso deverá ir praticando aos poucos todos os dias, até conseguir dominá-la completamente.

Sétima dica: este é o momento de começar a estudar as escalas no violão, mas para iniciar, comece praticando uma escala com apenas uma oitava, e também com todas as cordas presas.

Tocar escalas no violão utilizando somente as cordas presas, isso facilitará no transporte no braço do instrumento, mesmo porque escala com corda solta não tem como transportar com o mesmo desenho de mão esquerda.

Harmonia e improvisação no violão.

Vamos falar um pouco a respeito da harmonia e improvisação no violão e seus benefícios para o iniciante.

Uma das maneiras mais interessantes para o iniciante no violão ou em qualquer outro instrumento musical, se desenvolver mais rápido musicalmente, é através da improvisação.

Fazer improvisação, desenvolve a criatividade, a percepção sonora e a técnica instrumental.

A partir do momento que o iniciante aprende a tocar uma escala, o mesmo não deverá ficar para cima e para baixo fazendo o exercícios, e sim misturando as notas, isso irá facilitar na criação de frases musicais interessantes.

A improvisação é o meio mais rápido, para quem realmente quer se desenvolver, tecnicamente e musicalmente em qualquer instrumento musical.

Espero ter ajudado com estas dicas, e logo teremos muito mais outras aqui neste blog.

Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer alguma pergunta, envie uma mensagem através do formulário deste blog.

Professor, José Conceição