7 dicas para aprender guitarra sozinho

Hoje iremos falar a respeito de 7 dicas para aprender guitarra sozinho, estudando em casa pela internet.

Se colocado em prática estas 7 dicas que iremos falar a seguir, o estudante iniciante conseguirá tocar em pouco tempo músicas mais simples e aos poucos ir avançando com canções mais complexas.

Aqui estão sete dicas para aprender guitarra sozinho:

Comece com o básico: Antes de aprender a tocar músicas complexas, comece com os fundamentos da guitarra, como acordes, escalas e técnica de dedilhado.

Use recursos online: Há muitos recursos disponíveis online, como tutoriais em vídeo, cursos online e sites com partituras para guitarra. Utilize esses recursos para aprender novas habilidades e técnicas.

Pratique regularmente: A prática regular é fundamental para melhorar suas habilidades na guitarra. Tente praticar por pelo menos 30 minutos por dia.

Aprenda músicas que você gosta: Aprender a tocar músicas que você gosta é uma ótima maneira de manter o interesse e a motivação para continuar praticando.

Experimente diferentes estilos de música: Experimentar diferentes estilos de música pode ajudá-lo a desenvolver habilidades técnicas e a expandir sua compreensão da música.

Grave-se tocando: Gravar-se tocando pode ajudá-lo a identificar áreas em que precisa melhorar e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

Encontre outros músicos: Encontrar outros músicos para tocar junto pode ser uma ótima maneira de aprender novas habilidades e compartilhar conhecimentos e experiências.

QUAIS SÃO OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA COMEÇAR A APRENDER GUITARRA SOZINHO?

Existem muitos exercícios que podem ajudar um guitarrista iniciante a melhorar sua técnica e habilidade na guitarra. Aqui estão alguns exercícios que são excelentes para incluir em uma rotina diária de estudo de guitarra:

Exercícios de dedilhado – Praticar escalas e arpejos é uma ótima maneira de melhorar o dedilhado e a coordenação dos dedos. Comece com escalas simples, como a escala maior, e trabalhe em direção a escalas mais complexas, como a escala cromática.

Exercícios de acordes – Praticar mudanças de acordes é essencial para qualquer guitarrista iniciante. Comece com acordes simples, como o acorde de Dó Maior, e trabalhe em direção a acordes mais complexos.

Exercícios de palhetada alternada – A palhetada alternada é uma técnica essencial para tocar guitarra. Pratique a palhetada alternada em escalas e arpejos para melhorar a sincronização dos dedos e da palheta.

Exercícios de dedilhado com precisão – Pratique o dedilhado com precisão, alternando entre dedos específicos da mão esquerda e da mão direita.

Pratique músicas fáceis – Aprender a tocar músicas fáceis é uma ótima maneira de colocar as habilidades em prática e desenvolver a sensação rítmica. Escolha músicas com acordes simples e trabalhe nelas até se sentir confortável com a execução.

Aprenda novos acordes – Aprender novos acordes é uma excelente maneira de expandir seu vocabulário de acordes e melhorar suas habilidades na guitarra.

Lembre-se de praticar esses exercícios diariamente e de forma consistente. Com o tempo, você notará uma melhoria significativa em sua técnica e habilidade na guitarra.

QUAIS AS MELHORES MÚSICAS PARA COMEÇAR A ESTUDAR GUITARRA DO ZERO?

Vamos dar algumas dicas.

Primeira dica: é de suma importância para quem pretende estudar guitarra sozinho(a), trabalhar músicas com poucos acordes em suas construções.

Segunda dica: praticar os exercícios pelo menos uns 30 minutos diariamente.

Terceira dica: caso esteja começando os estudos do zero, selecione várias músicas folclóricas para começar a tocar na guitarra. As músicas folclóricas além de ter melodias agradáveis contém poucos acordes em sua estrutura, e com isso irá facilitar para quem deseja em pouco tempo começar a tocar as suas primeiras músicas nesse momento musical.

Caso não deseje começar pelas músicas folclóricas, selecione canções que tenham no máximo três acordes, dessa maneira ficará mais fácil para praticar no instrumento que em nosso caso é a guitarra.

Dica importante: navegue na lateral deste blog em categorias, onde irá encontrar vários materiais didáticos para começar os estudos na guitarra.

Bons estudos!

Professor, José Conceição