5 dicas para iniciar nos estudos da guitarra

Vamos dar 5 dicas para iniciar nos estudos da guitarra de uma maneira mais tranquila.

Vamos direto as dicas de como aprender tocar guitarra e montar um repertório musical.

Primeira dica: nunca estude nenhum exercício com a guitarra desafinada.

Segunda dia: procure primeiro dominar a técnica da mão direita usando a palheta, e também o dedilhado com a ponta dos dedos.

Terceira dica: a partir do momento em que o iniciante já tem um certo domínio da mão direita, chegou o momento de começar a praticar os acordes com a mão esquerda.

É suma importância que antes da prática dos acordes, a pessoa aprenda a numeração dos dedos da mão esquerda, para não se confundir no momento de construir as posições dos acordes.

Quarta dica: Aprenda uma escala com uma oitava apenas, e com todas as notas presas no braço da guitarra, desta maneira ficará mais fácil correr o braço do instrumento, do grave para o agudo e voltando a região grave.

Quinta dica: a partir do momento em que aprendeu o desenho da escala, pratique a mesma misturando as notas através dos intervalos, desta maneira evitará ficar tocando para cima e para baixo o tempo todo.

Harmonia e improvisação na guitarra para iniciantes

Vamos falar um pouco a respeito de harmonia e improvisação utilizando a guitarra.

É muito importante que o iniciante aprenda logo no início pelo menos uma escala maior e uma escala menor.

A partir do momento que a pessoa aprendeu a escala maior e uma escala menor, chegou o momento de começar a fazer as improvisações.

Com a experiência de muitos anos no ensino musical, percebemos que quando um aluno estuda através da improvisação, o mesmo consegue dominar o instrumento com mais facilidade e também em menos tempo.

O iniciante não deve se preocupar em tirar frases bonitas na quitarra logo no início, isso ocorrerá com o passar do tempo e a dedicação de pelo menos alguns minutos todos os dias, usando essa técnica.

O estudante deverá procurar músicas bastante conhecidas para facilitar o entendimento, e as melhores músicas para fazer improvisações são as músicas folclóricas.

Uma dica e extra: Procure sempre criar as suas próprias melodias, e com o passar do tempo, irá perceber a evolução no instrumento, que em nosso caso é a guitarra.

Caso haja alguma dúvida,entre em contato através do formulário deste blog.

Espero ter ajudado com essas dicas. Professor José Conceição