13 dicas para aproveitar os benefícios da arte sonora

Desenvolvimento escolar através da música: 13 dicas para aproveitar os benefícios da arte sonora

A música é uma forma de arte que envolve sons, ritmos, melodias e harmonias. Ela pode expressar sentimentos, ideias, emoções e histórias. 

Além de ser uma fonte de prazer e diversão, a música também pode trazer vários benefícios para o desenvolvimento escolar dos estudantes. Neste artigo, vamos apresentar 13 dicas para você aproveitar os benefícios da música na sua vida acadêmica.

1. Escute música enquanto estuda

Estudos científicos mostram que escutar música enquanto estuda pode melhorar a concentração, a memória, o humor e a criatividade. A música pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e o tédio, além de aumentar a motivação e o interesse pelo conteúdo. Mas atenção: nem todos os tipos de música são adequados para o estudo. 

O ideal é escolher músicas que sejam instrumentais, suaves, relaxantes e que não tenham letras que possam distrair ou confundir. Você pode experimentar diferentes gêneros musicais, como música clássica, jazz, new age, ambient, entre outros.

2. Aprenda a tocar um instrumento musical

Aprender a tocar um instrumento musical é uma atividade que pode desenvolver diversas habilidades cognitivas, como a coordenação motora, a percepção auditiva, a atenção, a lógica, a linguagem e a inteligência espacial. 

Além disso, tocar um instrumento pode estimular a autoestima, a confiança, a disciplina, a persistência e a expressão artística. Você pode escolher o instrumento que mais lhe agrada, seja ele de corda, de sopro, de percussão ou eletrônico. O importante é praticar com frequência, seguir as orientações de um professor ou de um curso online, e se divertir com o processo de aprendizagem.

3. Cante ou ouça canções em outros idiomas

Cantar ou ouvir canções em outros idiomas é uma forma divertida e eficaz de aprender uma nova língua. A música pode facilitar a memorização de palavras, frases, pronúncias e gramáticas, além de ampliar o vocabulário e a compreensão oral. 

A música também pode despertar a curiosidade e a cultura sobre outros países, costumes e tradições. Você pode escolher canções que sejam do seu nível de conhecimento, que tenham letras simples e claras, e que sejam de seu interesse. Você pode acompanhar as letras com um dicionário, um aplicativo ou um site de tradução, e tentar cantar junto ou repetir as palavras.

4. Participe de um coral, de uma banda ou de um grupo musical

Participar de um coral, de uma banda ou de um grupo musical é uma forma de socializar, fazer novos amigos e se integrar à comunidade escolar. 

A música pode promover a cooperação, a comunicação, a empatia e o respeito entre os membros do grupo, além de desenvolver habilidades musicais, como a afinação, o ritmo, a harmonia e a improvisação. Você pode participar de um grupo que já exista na sua escola ou na sua região, ou criar o seu próprio grupo com pessoas que compartilhem dos seus gostos e objetivos musicais.

5. Use a música como inspiração para outras atividades artísticas

A música pode ser uma fonte de inspiração para outras atividades artísticas, como a pintura, o desenho, a escrita, a dança, o teatro, entre outras. 

A música pode estimular a imaginação, a criatividade, a sensibilidade e a expressão de sentimentos e ideias. Você pode usar a música como um tema, um cenário, um personagem, um conflito ou uma solução para as suas obras artísticas. Você pode também combinar diferentes formas de arte, como a música e a poesia, a música e o cinema, a música e a fotografia, etc.

6. Pesquise sobre a história, a teoria e a cultura da música

Pesquisar sobre a história, a teoria e a cultura da música é uma forma de ampliar o seu conhecimento, a sua visão de mundo e o seu senso crítico. A música é uma manifestação humana que reflete o contexto histórico, social, político, econômico e cultural de cada época e de cada lugar. 

Você pode pesquisar sobre os diferentes estilos, gêneros, movimentos, compositores, intérpretes e instrumentos musicais que existem ou que já existiram. Você pode também aprender sobre os conceitos, os elementos, as regras e as técnicas que compõem a linguagem musical.

7. Aplique a música em outras disciplinas escolares

A música pode ser aplicada em outras disciplinas escolares, como a matemática, a física, a biologia, a geografia, a história, a filosofia, entre outras. A música pode ajudar a ilustrar, a exemplificar, a explicar ou a resolver problemas e questões relacionadas a essas áreas do conhecimento. 

Por exemplo, você pode usar a música para entender as proporções, as frações, os números, as operações, as funções, as equações, etc. Você pode também usar a música para compreender as ondas sonoras, a acústica, a audição, o cérebro, as emoções, etc. Você pode ainda usar a música para conhecer os países, os continentes, as culturas, os povos, os fatos, as ideias, etc.

8. Crie as suas próprias músicas ou faça versões de músicas existentes

Criar as suas próprias músicas ou fazer versões de músicas existentes é uma forma de exercitar a sua criatividade, a sua originalidade e a sua personalidade. 

A música é uma forma de arte que permite a liberdade, a experimentação, a inovação e a diversidade. Você pode criar as suas próprias músicas usando a sua voz, o seu instrumento, o seu computador ou o seu celular. Você pode também fazer versões de músicas existentes, mudando a letra, a melodia, o ritmo, o estilo ou o idioma. 

Você pode compartilhar as suas músicas com outras pessoas, seja na internet, seja ao vivo.

9. Assista a shows, concertos, musicais ou vídeos de música

Assistir a shows, concertos, musicais ou vídeos de música é uma forma de se divertir, se emocionar, se informar e se educar. A música pode proporcionar momentos de lazer, de entretenimento, de prazer e de aprendizado. 

Você pode assistir a shows, concertos, musicais ou vídeos de música de artistas que você admira, que você gosta ou que você quer conhecer. Você pode também assistir a shows, concertos, musicais ou vídeos de música de diferentes gêneros, estilos, épocas e lugares. Você pode assistir a shows, concertos, musicais ou vídeos de música sozinho, com amigos, com familiares ou com colegas.

10. Leia livros, revistas, blogs ou artigos sobre música

Ler livros, revistas, blogs ou artigos sobre música é uma forma de se atualizar, se aprofundar, se enriquecer e se inspirar. 

A música é um tema que pode gerar muitas informações, opiniões, análises, críticas e reflexões. Você pode ler livros, revistas, blogs ou artigos sobre música que abordem assuntos de seu interesse, como biografias, discografias, entrevistas, resenhas, curiosidades, dicas, etc. 

Você pode também ler livros, revistas, blogs ou artigos sobre música que tratem de temas variados, como história, teoria, cultura, educação, saúde, etc.

11. Faça cursos, oficinas, workshops ou palestras sobre música

Fazer cursos, oficinas, workshops ou palestras sobre música é uma forma de se capacitar, se qualificar, se aperfeiçoar e se profissionalizar. 

A música é uma área que pode oferecer muitas oportunidades, desafios, experiências e carreiras. Você pode fazer cursos, oficinas, workshops ou palestras sobre música que sejam do seu nível, do seu objetivo, do seu orçamento e do seu tempo. Você pode também fazer cursos, oficinas, workshops ou palestras, etc…

  1. Visite museus, exposições, festivais ou eventos de música

Visitar museus, exposições, festivais ou eventos de música é uma forma de se divertir, se informar, se educar e se integrar. A música é uma manifestação cultural que pode ser apreciada, estudada, preservada e difundida. 

Você pode visitar museus, exposições, festivais ou eventos de música que sejam do seu interesse, que tenham relação com o seu tema de estudo, que sejam acessíveis e que sejam seguros. 

Você pode também visitar museus, exposições, festivais ou eventos de música que sejam diferentes, que tenham novidades, que sejam surpreendentes e que sejam desafiadores.

13. Avalie o seu progresso, os seus resultados e os seus benefícios com a música

Avaliar o seu progresso, os seus resultados e os seus benefícios com a música é uma forma de se autoconhecer, se reconhecer, se valorizar e se motivar. 

A música é uma ferramenta que pode auxiliar o seu desenvolvimento escolar, mas também o seu desenvolvimento pessoal, social e emocional. 

Você pode avaliar o seu progresso, os seus resultados e os seus benefícios com a música usando critérios objetivos, como notas, testes, certificados, etc. Você pode também avaliar o seu progresso, os seus resultados e os seus benefícios com a música usando critérios subjetivos, como satisfação, prazer, felicidade, etc.

Professor, José Conceição