10 dicas para aprender a tocar instrumentos de percussão

Hoje iremos dar 10 dicas para aprender a tocar instrumentos de percussão para quem está iniciando os estudos musicais e gostaria de trabalhar esta linguagem com vários instrumentos musicais de percussão diferentes.

Aqui estão 10 dicas para aprender a tocar instrumentos de percussão:

Comece com os fundamentos: Antes de começar a tocar qualquer ritmo complexo, você precisa ter uma boa compreensão dos fundamentos, como os diferentes tipos de notas, como segurar as baquetas e como afinar os instrumentos.

Pratique regularmente: Para realmente melhorar, é importante praticar com frequência. Tente estabelecer uma rotina de prática regular e consistente.

Aprenda com um professor: Um bom professor pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades mais rapidamente e corrigir maus hábitos. Procure um professor de percussão experiente e confiável para ajudá-lo a começar.

Use vídeos de instrução: Vídeos online podem ser uma ótima maneira de aprender novas técnicas e aprimorar suas habilidades existentes. Procure tutoriais de percussão em sites como o YouTube.

Comece com um instrumento simples: Se você é um iniciante, comece com um instrumento simples, como um pandeiro ou uma caixa. Isso permitirá que você desenvolva suas habilidades básicas antes de tentar algo mais complexo.

Toque com outros músicos: Tocar com outros músicos pode ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades e aprender novos ritmos. Procure uma banda local ou um grupo de percussão para participar.

Ouça muita música: Para se tornar um bom percussionista, você precisa ter uma boa compreensão de diferentes estilos musicais. Ouça muita música para expandir seus horizontes musicais.

Experimente diferentes estilos: Não se limite a um único estilo de música. Experimente diferentes gêneros e estilos para expandir suas habilidades e tornar-se um percussionista mais versátil.

Preste atenção ao ritmo: A percussão é tudo sobre o ritmo. Preste muita atenção ao ritmo da música que está tocando e tente manter o tempo com precisão.

Divirta-se! Tocar percussão deve ser divertido e emocionante. Não se preocupe muito em cometer erros e divirta-se explorando diferentes sons e ritmos.

QUAIS SÃO OS PERCUSSIONISTAS MAIS CONHECIDOS E FAMOSOS?

Existem muitos percussionistas famosos e talentosos, alguns dos quais incluem:

Sheila E. – Sheila Escovedo, mais conhecida como Sheila E., é uma percussionista americana que trabalhou com artistas como Prince, Ringo Starr e Beyoncé.

Tito Puente – Tito Puente, também conhecido como “The King of Latin Music”, foi um percussionista, compositor e maestro americano de ascendência porto-riquenha que é conhecido por popularizar a música latina nos Estados Unidos.

Airto Moreira – Airto Moreira é um percussionista brasileiro que trabalhou com artistas como Miles Davis, Weather Report e Chick Corea.

Giovanni Hidalgo – Giovanni Hidalgo é um percussionista porto-riquenho que é conhecido por sua habilidade com as congas e trabalhou com artistas como Dizzy Gillespie e Eddie Palmieri.

Evelyn Glennie – Evelyn Glennie é uma percussionista escocesa que é conhecida por sua habilidade com a marimba e outros instrumentos de percussão. Ela já se apresentou com várias orquestras ao redor do mundo.

Zakir Hussain – Zakir Hussain é um percussionista indiano que é conhecido por sua habilidade com o tabla, um instrumento de percussão indiano. Ele já se apresentou com vários músicos ocidentais, incluindo John McLaughlin e Mickey Hart.

Questlove – Questlove, cujo nome verdadeiro é Ahmir Khalib Thompson, é um percussionista americano que é mais conhecido por ser o baterista da banda de hip hop The Roots.

Steve Gadd – Steve Gadd é um percussionista americano que é conhecido por sua habilidade na bateria. Ele já se apresentou com artistas como Paul Simon, Eric Clapton e Steely Dan.

Esses são apenas alguns exemplos de percussionistas famosos e talentosos. Há muitos outros músicos incríveis que merecem reconhecimento.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS INDICADAS PARA COMEÇAR A ESTUDAR INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO?

Para iniciar o estudo de percussão, é importante escolher músicas que contenham ritmos simples e fáceis de seguir. Algumas sugestões de músicas são:

We Will Rock You” do Queen

Seven Nation Army” do The White Stripes

Rock and Roll” do Led Zeppelin

Smooth” de Santana feat. Rob Thomas

Sledgehammer” de Peter Gabriel

Billie Jean” de Michael Jackson

Get Lucky” do Daft Punk

Uptown Funk” de Mark Ronson feat. Bruno Mars

Stayin’ Alive” do Bee Gees

I Want You Back” dos Jackson 5

Essas músicas apresentam ritmos simples, mas distintos, que permitem o desenvolvimento das habilidades técnicas básicas necessárias para a percussão. Além disso, essas músicas são populares e geralmente bem conhecidas, o que pode tornar o processo de aprendizado mais envolvente e motivador.

DICAS PARA INICIANTES NOS ESTUDOS DE PERCUSSÃO DIARIAMENTE.

Primeira dica: escute uma música e decore o ritmo e depois escolha um instrumento de percussão e tente imitar o mesmo neste instrumento musical.

Segunda dica: coloque uma música para tocar e vá identificando os instrumentos de percussão, isso irá ajudar a trabalhar a percepção rítmica.

Terceira dica: pratique diariamente pelo menos uns 30 minutinhos os exercícios de percussão, desta maneira em pouco tempo irá observar os ótimos resultados.

Informação: todo o conteúdo deste texto aqui neste site, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Bons estudos!

Professor, José Conceição